Remodelação de frota da Extensão da Linha 7-Rubi

Trem série 1600: Frota Budd está de volta à extensão

Texto e Imagens: Diego Silva
A extensão da Linha 7-Rubi, que liga Francisco Morato à Jundiaí, está contando com trens diferentes de algum tempo para cá. A CPTM retornou alguns trens mais antigos, das frotas 1400 e 1600, a fim de oferecer um serviço mais contínuo. Anteriormente, apenas a frota 1700 circulava por esse trecho, que contava com quatro unidades de quatro carros cada. Com o retorno da frota Budd, os trens da série 1700 deverão ser retirados da extensão, acoplados e deslocados para circulação no trecho principal dessa linha. Existem rumores sobre a possível reforma dessa frota, sendo que sua última revisão geral foi entre 1999 e 2001, realizado por diversas empresas contratadas. A extensão da Linha 7 conta com um trecho de 21,5 km, e cinco estações: Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. Não é um trecho de grande demanda, visto que é domínio de cidades interioranas. Todavia, a extensão é mais da metade da Linha 7-Rubi (Luz x Francisco Morato, com 39 km), o que traz a necessidade do serviço nesse ponto. Em matéria passada, sugerimos para a CPTM a extensão do serviço até a estação de Campinas, eliminando a necessidade do trem regional. Com isso, a Linha 7-Rubi seria dividida em dois grandes pólos: Luz à Francisco Morato, com o atual trem, e posteriormente, Francisco Morato até Campinas, com uma integração gratuita realizada na nova estação de Francisco Morato (ainda em obras).

Trem série 1100: viagens esporádicas aos sábados na extensão

Os trens da frota Budd foram adquiridos em meados da década de 1970, a fim de realizar os serviços de subúrbio da então Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Compostos de seis carros, os trens de aço inox sobrevivem até hoje, sendo duas das frotas mais versáteis da CPTM. Tais frotas basicamente acabaram ao longo do tempo, com cortes, acidentes e incêndios causados por usuários. Os poucos trens que restam atualmente, encontram-se em sua grande parte na extensão da Linha 7, exceto uma unidade da série 1400 e uma unidade da série 1600, que prestam serviços diários na Linha 12-Safira (ligando o Brás a Calmon Viana). Ainda não se sabe se a CPTM pretende colocar um trem direto, ligando Luz até Jundiaí (isso acontecia esporadicamente, em horários determinados, mas com a mudança de gestão, o serviço acabou). Durante uma visita técnica na CPTM, apuramos que não existe demanda suficiente para realização do trem direto, o que seria um desperdício de tempo e de energia. Atualmente, o governo do estado fala muito em trens regionais, e muito provavelmente teremos alguma novidade no que se diz a isso. Vale lembrar também que Jundiaí é um dos roteiros do Expresso Turístico, o trem de viagem da CPTM, que faz viagens semanais (aos sábados) para esse destino. A estação de Jundiaí continua em seu projeto original, e recentemente foi tombada pelo Condephaat, como patrimônio histórico.